FERRAMENTAS DE ABORDAGEM FAMILIAR PARA O CUIDADO CENTRADO NA FAMÍLIA

Autores

  • Lais Lopes Amaral UNIMONTES
  • Tamires Rodrigues Soares Lima Matos UNIMONTES
  • Maria Clara Lélis Ramos Cardoso UNIMONTES
  • Aline Soares Figueiredo Santos UNIMONTES
  • Erika Fernanda Sales Martuscelli UNIMONTES
  • Renato da Silva Alves UFVJM
  • Renata Cristina Condé IFSUDESTEMINAS
  • Christiane Silva Souza UNIMONTES
  • Rene Ferreira da Silva Junior Universidade Estadual de Montes Claros
  • Nhayeno Cordeiro Dantas UNIMONTES
  • Lorena Rodrigues Barbosa UNIMONTES
  • Maria Luiza Braga Passos UNIMONTES
  • Nathielly Neres Nunes FUNORTE
  • Andra Aparecida da Silva Dionízio UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.36692/V15N3-52

Resumo

Objetivo: Relatar um estudo de caso de uma família pertencente à área de abrangência de uma Estratégia de Saúde da Família do município de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil por meio da aplicação das ferramentas de abordagem familiar. Métodos: Estudo descritivo, com enfoque qualitativo, desenvolvido no primeiro semestre de 2020. Os dados foram obtidos durante atendimentos à paciente índice e sua família, com o auxílio de um roteiro semiestruturado. Resultados: O genograma representou graficamente a história da família e suas relações, o ecomapa demonstrou as interações da família com o sistema ecológico, o ciclo de vida identificou uma família do tipo nuclear, o FIRO auxiliou na compreensão da dinâmica familiar nas dimensões inclusão, controle e intimidade e o PRACTICE avaliou os problemas, papéis e estrutura, sentimentos, comunicação, ciclo de vida, doenças existentes, enfrentamento do estresse e redes de apoio. Por fim, a Conferência Familiar, realizada com a equipe multiprofissional e a família, possibilitou o planejamento de ações em relação à resolução dos problemas. Conclusão: A aplicação das ferramentas viabilizou estabelecer e fortalecer vínculos, que facilitaram a compreensão dos problemas e suas repercussões no contexto familiar, além da identificação das potencialidades para um funcionamento familiar saudável.

Biografia do Autor

  • Lais Lopes Amaral , UNIMONTES

    Enfermeira 

  • Tamires Rodrigues Soares Lima Matos, UNIMONTES

    Cirurgiao dentista Da Estrategia De Saude Da Familia

  • Maria Clara Lélis Ramos Cardoso, UNIMONTES

    Enfermeira. Doutoranda em ciências da saúde. 

  • Aline Soares Figueiredo Santos, UNIMONTES

    Dentista. Doutora em ciências da saúde. 

  • Erika Fernanda Sales Martuscelli, UNIMONTES

    Possui graduação em Medicina - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (2018) e Graduação em Enfermagem (2008). Especialista em Saúde da Família (2009). Residência em Saude da Familia e Comunidade UNIMONTES (2021). Especialista em Medicina do Trabalho UNIFIPMOC (2020). Atualmente é Médica da ESF Coral em Montes Claros/MG. Professora do Internato de APS do Curso de Medicina da Unifipmoc. Enfase: Atenção Primária/ Urgência e Emergência.

  • Renato da Silva Alves, UFVJM

    Enfermeiro. Residente em saúde do idoso 

  • Renata Cristina Condé, IFSUDESTEMINAS

    Enfermeira. Mestra em educação profissional e tecnológica. 

  • Christiane Silva Souza, UNIMONTES

    Graduação em psicologia. 

  • Nhayeno Cordeiro Dantas, UNIMONTES

    Enfermeiro Referência Técnica em Vigilância Epidemiológica na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, referência em violência interpessoal/autoprovocada, acidente de trânsito, intoxicação exógena, Monkeypox, doenças e agravos relacionados ao trabalho, Brucelose, vigilância do óbito mal definido/indeterminado e vigilância laboratorial. Membro do Comitê de Prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis, Comissão de Vigilância do Óbito e Comitê da Gestão Colegiada de Escuta Especializada. Pós-Graduando em Epidemiologia e Vigilância em Saúde pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna - FASI (2021). Foi representante da turma XVIII de Enfermagem e membro do Núcleo Acadêmico Estruturante - NAE e membro do colegiado estudantil de enfermagem. Atuou como acadêmico de enfermagem na CONTREI - Medicina e Segurança do Trabalho, exercendo atividades de triagem na clínica médica; interpretação de exames ocupacionais (admissionais; periódicos e demissionais) noções da NR 7 e assistência ao paciente no âmbito do trabalho. Atuou também como voluntário no setor de pequenas cirurgias no Centro de Especialidades Médicas (CEMED) do curso de medicina do Centro Universitário FUNORTE, exercendo atividades de gestão da sala cirurgica e circulante de pequenas cirurgias e no Hospital da Plástica - Especialidades Médicas de Montes Claros, exercendo atividades gerenciais e assistênciais no centro cirúrgico (sala de cirurgias e Unidade de Recuperação Pós-Anestésica), ambulatório, ala de apartamentos, Centro de Material e Esterilização (CME). Atuou como Assistente Administrativo no Sistema de Gestão da Qualidade do Hospital da Plástica - Especialidades Médicas, exercendo atividades de avaliação do Planejamento Estratégico, análise dos indicadores hospitalares, educação permanente multiprofissional e no controle e mapeamento de processos.

  • Lorena Rodrigues Barbosa, UNIMONTES

    Possui graduação em Enfermagem - Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2016), Especialização em Urgência e Emergência pela Universidade Candido Mendes- Ucam (2018) e Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2021). Atuou como voluntária no programa PET-SAÚDE pelo Ministério da Saúde e SMS de Montes Claros exercendo atividades de enfermagem na APS. Atuou em atividades extracurricular no Hospital Universitário Clemente de Farias no setor de Pronto- Socorro. Atuou ainda como Enfermeira de Estratégia Saúde da Família no município de Lontra. Atuou como professora nos Cursos de técnico em enfermagem e técnico em agente comunitário de saúde. Atualmente é Enfermeira apoiadora na Coordenação do Núcleo de Assistência à Atenção Primária à Saúde (NAPRIS). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Família e Gestão.

  • Maria Luiza Braga Passos, UNIMONTES

    Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES. Bolsista do Ministério da Saúde pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET Saúde/ Interprofissionalidade. Membro da Liga Acadêmica de Oncologia e Cuidados Paliativos - VITAL da Universidade Estadual de Montes Claros.

  • Nathielly Neres Nunes, FUNORTE

    Bacharel em Enfermagem - Faculdades Unidas do Norte de Minas (2018). Pós Graduanda em Saúde da Família. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem.

  • Andra Aparecida da Silva Dionízio, UNIMONTES

    Possui graduação em Enfermagem pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É especialista em Saúde da Família pela UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros(2002) e Mestre em Ciência da Saúde pela UNIFESP - Universidade federal de São Paulo (2011). Atuou como enfermeira da Estratégia de Saúde da Família do município de Montes Claros - MG de 2001 a 2009.Foi professora da FUNORTE - Faculdades Unidas do Norte de Minas de 2004 a 2014. É professora de Educação Superior da UNIMONTES desde 2002. É tutora e preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Montes Claros e da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Taiobeiras - MG. É coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais e em Áreas Profissionais da Saúde (COREMU/HUCF/UNIMONTES). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde pública/Saúde da Família, atuando principalmente nos seguintes temas: programa saúde da família, e saúde do adolescente.

Downloads

Publicado

2024-01-16

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

FERRAMENTAS DE ABORDAGEM FAMILIAR PARA O CUIDADO CENTRADO NA FAMÍLIA. (2024). Revista CPAQV - Centro De Pesquisas Avançadas Em Qualidade De Vida , 15(3). https://doi.org/10.36692/V15N3-52