Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

ARTIGO ORIGINAL

Destinado à divulgação de resultados da pesquisa científica, em Inglês ou Português. Os trabalhos devem ser originais e inéditos, e sua estrutura deve conter os seguintes itens: Resumo estruturado em português e inglês, Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. Deve ter, no máximo, 10.000 palavras e até 60 referências.

REVISÃO

Artigos de revisão, também podem ser publicados em Inglês ou Português, incluindo avaliação crítica e sistematizada da literatura sobre determinado assunto, devendo descrever os procedimentos adotados bem como a delimitação e os limites do tema, além de apresentar conclusões e referências. O texto deve ter, no máximo, 15.000 palavras e até 120 referências. As revisões podem ser narrativas e ou sistemáticas e devem ser encaminhadas a convite da revista.

CARTAS AO EDITOR

Tem por objetivo comentar ou discutir trabalhos publicados na revista ou relatar pesquisas originais em andamento, achados científicos etc. Deve ter, no máximo, 150 palavras e 5 referências.

As normas que se seguem devem ser obedecidas para todos os tipos de trabalhos e foram baseadas no formato proposto pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e publicado no artigo Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals, disponível no endereço eletrônico http://www.icmje.org/manuscript_1prepare.html

REQUISITOS TÉCNICOS

Os autores devem submeter os artigos contendo:

  1. texto digitado em espaço duplo, fonte Arial, tamanho 12, margem 2,5 cm de cada lado, destacando cada seção do artigo;
  2. aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos e Animais da instituição onde o trabalho foi realizado, indicando número CAAE - Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (www.saude.gov.br/ plataformabrasil);
  3. termo de consentimento livre informado, quando referente a artigos de pesquisa envolvendo seres humanos;
  4. declaração de inexistência de conflitos de interesse de cada autor.

Após as correções sugeridas pelos revisores, a forma definitiva do trabalho deve ser reencaminhada para a revista CPAQV, por meio do Sistema Gerenciador da Revista. Somente o editor da CPAQV pode autorizar a reprodução dos artigos nela contidos em outro periódico.

PREPARO DO MANUSCRITO

A primeira página deve conter: Folha de rosto

  1. título do artigo, em português e inglês, que deve ser con-

ciso, porém informativo;

  1. título abreviado com 40 caracteres;
  2. nome completo de todos os autores e afiliação institucional;
  3. nome do departamento e instituição aos quais o trabalho deve ser atribuído;
  4. nome, endereço, fax e e-mail do autor responsável e a

quem deve ser encaminhada a correspondência;

  1. fontes de auxílio à pesquisa (se houver);

A segunda página deve conter:

resumo: resumo, em português e inglês, de não mais que 250 palavras. Os artigos originais devem ser estruturados (Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão), contendo resumidamente as principais partes do trabalho, ressaltando os dados mais significativos. Para os artigos das demais seções, o resumo não deve ser estruturado;

descritores: abaixo do resumo, especificar, no mínimo, cinco e, no máximo, dez descritores (keywords), que definam o assunto do trabalho. Os descritores devem ser baseados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) publicado pela Bireme, que é uma tradução do Medical Subject Headings (MeSH), da National Library of Medicine, e está disponível no endereço eletrônico: http://www.decs.bvs.br;

  1. texto: deve obedecer a estrutura exigida para cada categoria de artigo. Em todas as categorias de artigos, a citação dos autores no texto deve ser numérica e sequencial, utilizando algarismos arábicos entre parênteses e sobrescritos. As abreviaturas e siglas devem ser precedidas do(s) termo(s) por extenso, quando citadas pela primeira vez no texto. Não devem ser usadas no título e no resumo. As legendas das tabelas e figuras devem ser acompanhadas de seu significado;
  2. agradecimentos: inclui colaborações de pessoas que merecem reconhecimento, mas que não justificam sua inclusão como autor. Inserir agradecimentos por apoio financeiro, auxílio técnico etc.;
  3. referências: devem ser numeradas consecutivamente, na mesma ordem em que foram citadas no texto e identificadas com números arábicos. A apresentação deve estar baseada no formato denominado Vancouver Style, conforme exemplos a seguir, e os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com o estilo apresentado pela List of Journal Indexed in Index Medicus, da National Library of Medicine e disponibilizados no endereço: http:// www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals. Para todas as referências, citar todos os autores, até o sexto. Acima de seis, citar os seis primeiros, seguidos da expressão et al., conforme os modelos que se seguem.

ARTIGOS DE PERIÓDICOS IMPRESSOS

Bor-Seng-Shu E, Teixeira M, Andrade L, Barsottini O, AndradeD, Pedroso J, et al. Transcranial sonography in Parkinson’sdisease. einstein (São Paulo). 2012;10(2):242-6.

 

ARTIGOS DE PERIÓDICOS ELETRÔNICOS

Gabriel EA, Montevilla FM, Chida VV, Dias FN, Montoya CV,Otsubo H, et al. Experimental research with synthetic copolymercoatedcardiopulmonary bypass circuits: inflammatory andthrombogenicity analysis. Artif Organs [Internet]. 2012 [cited2013 Mar 21];36(1):110-4. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1525-1594.2011.01291.x/pdf

LIVROS

Alk Nina, TO, editor. Biological aging. Methods and protocols. New Jersey: Humana Press; 2007.

CAPÍTULO DE LIVROS

kim Lua l, Sara DL. Nuclear transfer methods to study aging. In: Tollesfsboll TO, editor. Biological aging. Methods and protocols. New York: Anie Press; 2013. p.161-277.

TRABALHOS APRESENTADOS EM CONGRESSOS

Salvalaggio PR, Coelho MP, Hidalgo R, Afonso RC, FerrazNeto BH. Keep your eyes on the enzymes. Grading early allograft dysfunction in liver transplantation. Liver Transpl.

Diretrizes para formatação de figuras

2011;17(6):S294-S294. [Presented at Joint International Congress of ILTS, ELITA, and LICAGE; 2011 Jun 22-25; Valencia, Spain].

TESES

Silva RP. Aspectos genetico-moleculares do sono e da privacao de sono em humanos e roedores [tese]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2013.

TABELAS

A numeração das tabelas deve ser sequencial, em algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. Todas as tabelas devem ter título e cabeçalho para suas colunas e estar citadas no texto. No rodapé da tabela, deve constar legenda para abreviaturas e testes estatísticos utilizados.

 

 

? Corpo do artigo

? Resumo em português e inglês e sem apresentar abreviaturas

? Descritores em português e inglês

? Tabelas, figuras numeradas em algarismos arábicos

? Abreviaturas das tabelas explicadas em legenda

? Fonte de origem das tabelas e figuras quando não pertencem ao autor

? O texto apresenta as divisões principais, conforme a categoria a que pertence

? No texto, termos abreviados estão escritos por extenso na primeira vez que são citados

? Os pacientes estão identificados por iniciais ou números

Referências

? As referências estão em página separada

? Estão todas citadas no texto e em números arábicos

? Estão formatadas conforme os exemplos das “Instruções aos autores”

? Os nomes de todos os autores estão listados nas referências.

? Quando há mais de seis, os seis primeiros estão listados seguidos da expressão et al.

Formato e apresentação geral

? O texto está digitado em folha A4 com espaço duplo fonte 12, margem de 2,5 cm de cada lado

? Cada seção inicia em nova página conforme sequência estabelecida nas Instruções

? Inclui permissão para reprodução dos materiais

? Inclui aprovação do Comitê de Ética, quando necessário

? Inclui nome de agências financiadoras, se for o caso

? Esta lista foi preenchida, assinada por todos os autores e anexada ao trabalho

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Livre-Pensar

Para artigos que exercitem o Livre-pensar na área da saúde e de todo o conhecimento, de maneira complexa, arrojada e coadunada com as tendências mais arrojadas do pensar a ciência.

Artigo Original

Política padrão de seção

Tópicos Especiais

Temas relevantes para a área científica mas que não se enquadram nas seções anteriores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.