Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

ARTIGO ORIGINAL

Destinado à divulgação de resultados da pesquisa científica, em Português, Inglês ou Espanhol. Os trabalhos devem ser originais e inéditos, e sua estrutura deve conter os seguintes itens: Resumo estruturado em português e inglês, Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. 

REVISÃO

Artigos de revisões narrativas, revisões integrativas e revisões sistemáticas, também podem ser publicados em Português, Inglês ou Espanhol, incluindo avaliação crítica e sistematizada da literatura sobre determinado assunto, devendo descrever os procedimentos adotados bem como a delimitação e os limites do tema, além de apresentar conclusões e referências. 

CARTAS AO EDITOR

Tem por objetivo comentar ou discutir trabalhos publicados na revista ou relatar pesquisas originais em andamento, achados científicos etc. Deve ter, no máximo, 150 palavras e 5 referências.

As normas que se seguem devem ser obedecidas para todos os tipos de trabalhos e foram baseadas no formato proposto pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e publicado no artigo Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals, disponível no endereço eletrônico http://www.icmje.org

REQUISITOS TÉCNICOS

Os autores devem submeter os artigos contendo:

  1. texto digitado em espaço duplo, fonte Arial, tamanho 12, margem 2,5 cm de cada lado, destacando cada seção do artigo;
  2. aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos e Animais da instituição onde o trabalho foi realizado, indicando número CAAE - Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (www.saude.gov.br/ plataformabrasil);
  3. termo de consentimento livre informado, quando referente a artigos de pesquisa envolvendo seres humanos;
  4. declaração de inexistência de conflitos de interesse de cada autor.

Após as correções sugeridas pelos revisores, a forma definitiva do trabalho deve ser reencaminhada para a revista CPAQV, por meio do Sistema Gerenciador da Revista. 

PREPARO DO MANUSCRITO

A primeira página deve conter: Folha de rosto

  1. título do artigo, em português e inglês, que deve ser conciso, porém informativo;
  2. nome completo de todos os autores e afiliação institucional;
  3. nome do departamento e instituição aos quais o trabalho deve ser atribuído;
  4. nome, endereço, e-mail do autor responsável e a quem deve ser encaminhada a correspondência;
  5. fontes de auxílio à pesquisa (se houver);
  6. É recomendado inserir ORCID

A segunda página deve conter:

Resumo: resumo, em português e inglês, de não mais que 250 palavras. Os artigos originais devem ser estruturados (Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão), contendo resumidamente as principais partes do trabalho, ressaltando os dados mais significativos. Para os artigos das demais seções, o resumo não deve ser estruturado;

descritores: abaixo do resumo, especificar, no mínimo, cinco e, no máximo, dez descritores (keywords), que definam o assunto do trabalho. Os descritores devem ser baseados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) publicado pela Bireme, que é uma tradução do Medical Subject Headings (MeSH), da National Library of Medicine, e está disponível no endereço eletrônico: http://www.decs.bvs.br;

  1. Texto: deve obedecer a estrutura exigida para cada categoria de artigo. Em todas as categorias de artigos, a citação dos autores no texto deve ser numérica e sequencial, utilizando algarismos arábicos entre parênteses e sobrescritos. As abreviaturas e siglas devem ser precedidas do(s) termo(s) por extenso, quando citadas pela primeira vez no texto. Não devem ser usadas no título e no resumo. As legendas das tabelas e figuras devem ser acompanhadas de seu significado;
  2. Agradecimentos: inclui colaborações de pessoas que merecem reconhecimento, mas que não justificam sua inclusão como autor. Inserir agradecimentos por apoio financeiro, auxílio técnico etc.;
  3. Referências: devem ser numeradas consecutivamente, na mesma ordem em que foram citadas no texto e identificadas com números arábicos. A apresentação deve estar baseada no formato denominado Vancouver Style, conforme exemplos a seguir, e os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com o estilo apresentado pela List of Journal Indexed in Index Medicus, da National Library of Medicine e disponibilizados no endereço: http://www.ncbi.nlm.nih.gov. Para todas as referências, citar todos os autores, até o sexto. Acima de seis, citar os seis primeiros, seguidos da expressão et al., conforme os modelos que se seguem.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.