QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE DAS CATEGORIAS COMPLEMENTARES AO MODELO DE WALTON

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36692/V16N1-38

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as categorias complementares, ao Modelo de Richard Walton, que tiveram mais repetições encontradas nos estudos que visam avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A pesquisa em questão consistiu na análise de um portfólio composto por 30 artigos, obtidos por meio da metodologia Methodi Ordinatio em bases de dados renomadas, como Scopus, Web of Science e Science Direct. A escolha dessas bases deveu-se à sua relevância científica e ao critério de terem um resultado InOrdinatio superior a 1. Os resultados revelaram uma diversidade significativa de categorias complementares, totalizando 24 distintas em relação ao Modelo de Walton. Destacam-se três delas que apareceram com maior frequência no portfólio analisado: Comprometimento Organizacional (4 vezes), Capital Psicológico (3 vezes) e Síndrome de Burnout (2 vezes). Conclui-se que é fundamental incluir categorias complementares ao Modelo de Walton para uma avaliação completa da QVT. Além disso, o estudo ressalta a importância de ações gerenciais para promover uma QVT positiva.

Biografia do Autor

  • Eugênio Mauricio da Siva Neto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

    Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Professor Departamento de Administração Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Doutorando em Ciências Sociais Aplicadas - PPGCSA - Universidade Estadual de Ponta Grossa  - UEPG

  • Edilson de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

    Doutor em Ciências Sociais Aplicadas na UEPG. Professor Colaborador do Departamento de Educação Física da UEPG; Integrante do Núcleo de Estudos, Esporte, Lazer e Sociedade.

  • Bruno Pedroso, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

    Livre-docência em Qualidade de Vida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2021). Atualmente é professor associado do Departamento de Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI.

  • Miguel Archanjo de Freitas Júnior, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

    Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná. Pró-Reitor de Graduação da UEPG. Professor Associado do Departamento de Educação Física e docente permanente do Programa Stricto Sensu em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG); Líder do Grupo de Pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade; membro do grupo de Pesquisa Futebol e Sociedade. Diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG.

Downloads

Publicado

2024-04-15

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE DAS CATEGORIAS COMPLEMENTARES AO MODELO DE WALTON. (2024). Revista CPAQV - Centro De Pesquisas Avançadas Em Qualidade De Vida , 16(1), 11. https://doi.org/10.36692/V16N1-38