TERAPIA OCUPACIONAL NA SAÚDE DA MULHER VIVENDO COM HIV EM CONTEXTO HOSPITALAR: UM RELATO DE PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36692/V16N2-32

Resumo

Introdução: O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), causador da Síndrome da Imunodeficiência Humana (AIDS), fragiliza o sistema imunológico, tornando vulnerável ao surgimento de doenças oportunistas. As complicações relacionadas à infecção e aliadas ao processo de hospitalização, prejudicam as ocupações. A intervenção terapêutica ocupacional visa prevenir deformidades, disfunções e agravos físicos e/ou psicoemocionais, melhorando o desempenho funcional e ocupacional e qualidade de vida do paciente. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de Terapia Ocupacional em um hospital universitário, no município de Belém/Pará, a partir de um módulo intracurricular do curso, junto a uma paciente que vive com o Vírus da Imunodeficiência Humana e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Métodos: estudo transversal, do tipo relato de experiência, vivenciado no Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias, entre o mês de maio e junho de 2023. Descrição da experiência: A intervenção terapêutica ocupacional foi baseada no tratamento de pessoas com doenças infecciosas, no contexto hospitalar, sendo realizada pelo período de 5 semanas, durante os meses de realização da disciplina. Foram realizadas avaliações terapêuticas ocupacionais e atividades com foco nas ocupações: lazer; participação social; brincar e atividades de vida diária. A partir disso, a prática possibilita a avaliação do desempenho ocupacional e o resgate da autonomia e independência em ocupações afetadas no processo de saúde e doença. Considerações finais: A experiência prática proporcionou reflexões acerca das repercussões ocupacionais em pessoas que vivem com HIV e contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio clínico e profissional quanto às condutas e intervenções terapêuticas ocupacionais dentro do contexto hospitalar.

Biografia do Autor

  • Wanessa Souto Rodrigues Pereira, Universidade Federal do Pará

    Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Pará

  • Yasmin Fernanda Florencio Rodrigues, Universidade Federal do Pará

    Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Pará

  • Manuela Lima Carvalho da Rocha, Universidade Federal do Pará

    Terapeuta ocupacional; docente do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará; doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento/PPGTPC - UFPA.

  • Jeice Sobrinho Cardoso, Universidade Federal do Pará

    Terapeuta ocupacional; especialista em Saúde da Família; doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia/ PPGP - UFPA.

Downloads

Publicado

2024-05-28

Edição

Seção

Artigo Original