IMPACTO DA MASTECTOMIA NA QUALIDADE DE VIDA DAS MULHERES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Natássia De Oliveira Maracajá

DOI:

https://doi.org/10.36692/V16N1-120R

Resumo

O câncer de mama, uma das neoplasias mais incidentes em mulheres globalmente, frequentemente demanda a mastectomia como tratamento para controle da doença. Objetivo: este estudo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura para explorar a qualidade de vida (QV) de mulheres submetidas à mastectomia, investigando os fatores determinantes que a influenciam e identificando intervenções baseadas em evidências científicas recentes que possam otimizar essa qualidade de vida. Metodologia: a busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS. Foram utilizados os descritores “qualidade de vida”, “mastectomia”, “câncer de mama”, “intervenções” e seus correspondentes em inglês. A seleção incluiu artigos publicados entre 2014 e 2024, disponíveis em português, inglês ou espanhol. A análise evidenciou que a mastectomia pode comprometer a QV em múltiplas dimensões a dor, a fadiga, as alterações na imagem corporal, as limitações funcionais e as disfunções sexuais são desafios enfrentados pelas mulheres. A humanização do atendimento, através de uma comunicação empática e do reconhecimento das angústias e medos das pacientes, pode fazer uma diferença significativa na experiência de enfrentamento da doença e na melhoria da qualidade de vida das mulheres mastectomizadas.
 

Biografia do Autor

  • Natássia De Oliveira Maracajá

    Graduada em Enfermagem, com especialização em Urgência e Terapia Intensiva (UTI) e Obstetrícia, possuo experiência na atenção básica (PSF) e atualmente estou participando da especialização em Saúde da Família com foco no cuidado materno/infantil pela Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba (ESP-PB). Reconheço a importância da colaboração entre serviços e redes de saúde para garantir um cuidado humanizado ao usuário.

    Atualmente, atuo como Enfermeira no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde adquiri sólida experiência em atendimento emergencial e pesquisa científica. Minha prática no SAMU envolve intervenções críticas como ressuscitação cardiopulmonar, controle de hemorragias, estabilização de fraturas e administração de medicamentos emergenciais.

    Minha formação em Urgência e UTI me preparou para lidar com situações complexas e de alta pressão, onde decisões rápidas e embasadas são essenciais. Além da prática clínica, estou engajada em pesquisas científicas para melhorar os protocolos de atendimento e a segurança dos pacientes, promovendo a implementação de práticas baseadas em evidências.

    A integração da minha experiência no SAMU, na atenção primária à saúde e na pesquisa científica reforça meu compromisso com a excelência no atendimento, a educação continuada e a promoção de um cuidado de saúde humanizado e de alta qualidade.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

IMPACTO DA MASTECTOMIA NA QUALIDADE DE VIDA DAS MULHERES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. (2024). Revista CPAQV - Centro De Pesquisas Avançadas Em Qualidade De Vida , 16(1), 5. https://doi.org/10.36692/V16N1-120R