O PAPEL DA LEPTINA NAS EMERGÊNCIAS HIPERTENSIVAS: PERSPECTIVAS, IMPLICAÇÕES E POTENCIAIS TERAPÊUTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36692/V16N3-25R

Resumo

Introdução: A hipertensão é uma condição comum que afeta uma grande parcela da população global, especialmente em países de baixa e média renda. Seus riscos aumentam devido a fatores como estilo de vida e obesidade, esta última associada à leptina, hormônio chave na regulação da pressão arterial. Mesmo com avanços no tratamento, a hipertensão continua a ser uma causa significativa de complicações graves, como doenças cardiovasculares. Objetivos: Este estudo explora o papel da leptina nas emergências hipertensivas, investigando suas implicações clínicas, lacunas no conhecimento, e possíveis intervenções terapêuticas. Metodologia: Foram selecionados 17 artigos através da base de dados PubMed, focando em estudos que investigam a relação entre leptina e hipertensão. A análise compreendeu metodologias, resultados e implicações clínicas dos artigos. Resultados: A leptina foi identificada como um mediador chave na hipertensão associada à obesidade, atuando principalmente via ativação do sistema nervoso simpático e regulação da vasoconstrição. Intervenções como o uso de vitamina C mostraram-se promissoras, embora a influência da leptina varie em diferentes contextos, como na pré-eclâmpsia. Conclusão: A leptina é crucial para entender e tratar emergências hipertensivas, especialmente relacionadas à obesidade. Embora avanços tenham sido feitos, é necessário aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos e desenvolver terapias mais eficazes.

Biografia do Autor

  • Maria Eduarda Carneiro Rizzatti, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Estudante de Medicina no quarto período da PUC Goiás, atuando como Monitora em Citologia/Genética e exercendo o cargo de Diretora Financeira na Liga Acadêmica de Infectologia (LAIN). Apresenta competência em inglês, variando de nível intermediário a avançado, com certificação B2-FCE concedida pela Cambridge Assessment English.

  • Elisandra Mércia Lima Santos, Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico, Bezerros, Pernambuco, Brasil

    Elisandra, graduanda em bacharel do curso de Enfermagem, pela instituição Caruaruense de Ensino Superior, desde o ano de 2021. Monitora das Unidades Temáticas Bases para á Saúde do Adulto e do Idoso I, e das Bases para á Saúde do Adulto e Idoso II.

  • Gabriel de Albuquerque Pedrosa, Centro Universitário UNINTA, Itapipoca, Ceará, Brasil

    Estudante de Medicina do  Centro Universitário UNINTA, Itapipoca, Ceará, Brasil com início em 2024. 

  • Cammyla Souza de Sá Rocha, UFPA - Instituto de Ciências da Saúde, Belém, Pará, Brasil

    Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia.

  • Antonio Edson de Araújo Pontes, Centro Universitário Inta - Uninta, Sobral, Ceará, Brasil

    Estudante de Medicina do Centro Universitário Inta

  • Beatriz Machado Brandão Sousa, Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de Imperatriz, Imperatriz, Maranhão, Brasil

    Interna de Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro de Ciências de Imperatriz. Membro da Liga Acadêmica de Clínica Médica de Imperatriz (LACLIMP). Presidente da Liga Acadêmica de Gastroenterologia (GASTROLIGA). Bolsista do projeto de extensão acadêmica "O PULO DO GASTRO": Atenção as doenças gastrointestinais na Comunidade do Bom Jesus, Imperatriz/MA.

  • Kesia Morais de Lima, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Brasil

    Estudante de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com início do curso em 2023/1. Monitora do Problema Integrador de Competências do Módulo I do curso de Medicina em 2023/2 e 2024/1. Atual Diretora de Marketing da Liga Acadêmica da Dor da PUC-GO. Diretora da Secretaria do VIII Congresso de Escolas Médicas (CESMED) e atual Moderadora da Secretaria do IX CESMED. Coordenadora Local da IFMSA Brazil- PUC GO. Cursando Inglês (Nível 3) pela Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

O PAPEL DA LEPTINA NAS EMERGÊNCIAS HIPERTENSIVAS: PERSPECTIVAS, IMPLICAÇÕES E POTENCIAIS TERAPÊUTICOS. (2024). Revista CPAQV - Centro De Pesquisas Avançadas Em Qualidade De Vida , 16(3). https://doi.org/10.36692/V16N3-25R