COMPARAÇÃO METODOLÓGICA ENTRE OS TESTES FÍSICOS APLICADOS AOS CADETES DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA (FAB) E DA FORÇA AÉREA AMERICANA (USAF)

Autores

  • Thiago Augusto Rochetti Bezerra
  • Juliana Cristina Viola
  • Shayne de Souza Mattos
  • Joel Eloi Belo Junior
  • Lucas de Souza Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.36692/cpaqv-v12n2-51

Resumo

A finalidade a qual se destina a profissão militar exige de seus integrantes uma satisfatória aptidão física. Tanto a Academia da Força Aérea Brasileira, quando a Americana, são as instituições responsáveis por prepararem os cadetes, futuros oficias de suas Forças. Comparar os níveis de exigência física dos cadetes através de seus respectivos treinamentos físicos e dos graus dos testes de condicionamento físico. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, o levantamento dados foi feito por meio de revistas, artigos e documentos institucionais. Os resultados mostraram que a Academia Americana utiliza testes com exigências similares a Academia da Força Aérea Brasileira, porém mais completos e com menor distinção entre os sexos. Conclui-se que as diferenças apontam possibilidades de melhorias, sendo esse trabalho usado como base para pesquisas futuras.

Referências

PEREIRA, E. F.; TEIXEIRA, C. S. Proposta de valores normativos para avaliação da aptidão física em militares da Aeronáutica. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.20, n.4, p.249-56, out./dez. 2006.

BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da aeronáutica. Instrução do comando da aeronáutica ICA 54-2. Aplicação do teste de avaliação do condicionamento físico para exames de admissão e de seleção do comando da aeronáutica, 2016.

BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da aeronáutica. Manual do comando da Aeronáutica MCA 37-5. Plano de avaliação AFA, 2018.

World Health Organization. Obesity: preventing and managing the global epidemic reporto f a WHO Obesity. Geneva. 1995.

PARIZOTTO, D.; e colaboradores. Obesidade e sua influência na qualidade de vida. Revista pró-saúde. Vol. 1. Núm. 11. 2002.

MCARDLE, W. D; Katch, F. I; Katch, V. L. Nutrição para o desporto e o exercício. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2001.

BEZERRA, T. A. R; SHIMANO, A. C; CAMPOS, F.A.C. Analysis of the forces exerted in flight by Aviator Cadets of the Brazilian Air Force. Aviation in Focus. Journal of Aeronautical Sciences, 2014, 5.2: 61-67.

PEREIRA e TEIXEIRA, 2006. Proposta de valores normativos para avaliação da aptidão física em militares da Aeronáutica. Revista Brasileira de Educação Física. Esp., São Paulo, v.20, n.4, p.249-56, out./dez. 2006.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Educação Física e Desportos. Treinamento Físico Profissional Militar no Comando da Aeronáutica. ICA 54-3. Rio de Janeiro, 2007.

THE ACADEMY EXPERIENCE. MILITARY. Disponível em: <https://www.usafa.edu/cadet-life/military/basic-cadet-training/>. Acesso em 24/04/2020.

OBSERVAÇÃO: Os autores declaram não existir conflitos de interesse de qualquer natureza.

Downloads

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

COMPARAÇÃO METODOLÓGICA ENTRE OS TESTES FÍSICOS APLICADOS AOS CADETES DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA (FAB) E DA FORÇA AÉREA AMERICANA (USAF). (2020). Revista CPAQV - Centro De Pesquisas Avançadas Em Qualidade De Vida , 12(2). https://doi.org/10.36692/cpaqv-v12n2-51