A CONSTRUÇÃO DE CARTILHAS INFORMATIVAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Brenda Beatriz Silva Monteiro Universidade do Estado do Pará
  • Luciano Gil Saldanha Torres Universidade do Estado do Pará
  • Paulo Vitor de Souza Sassim Universidade do Estado do Pará
  • Luiza Beatriz Fonseca da Silva
  • Paula Luiza Matni dos Santos Universidade do Estado do Pará
  • Isabela Natália de Souza Rêgo Universidade Federal do Pará
  • Emilly Cássia Soares Furtado Universidade Federal do Pará
  • Nayara Gabrielle de Lima Lobo Universidade da Amazônia
  • Dayanne de Nazaré dos Santos Faculdade Superior da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.36692/v13n1-22

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Atenção Básica, Comunidade, Pandemia, Ensino Remoto

Resumo

Objetivo: relatar a construção de cartilhas informativas para educação em saúde na atenção primária. Métodos: relato de experiência, vivenciada a partir do projeto de extensão desenvolvido por uma Universidade Pública e a Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) dentro do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde). Esta experiência foi desenvolvida durante a pandemia pela COVID-19 de forma remota. Resultados e discussão: A construção dessas cartilhas favorece inicialmente uma melhor integração entre docente e seus discentes, na busca de novas ferramentas para a disseminação do conhecimento mesmo em períodos remotos. Conclusão: As temáticas escolhidas visaram oportunizar a melhoria no acesso as informações que pudessem atingir vários públicos e que também houvesse retorno para a comunidade, sendo por meio da construção das cartilhas informativas.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília: CONASS, 2011. 120 p

Batista CB. Movimentos de reorientação da formação em saúde e as iniciativas ministeriais para as universidades. Periódicos eletrônicos em psicologia [Internet]. 2013 Jun 13 [citado 2021 Jan 30]; (38): 97-125.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – 1. ed. rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 73 p.

Machado AGM, Wanderley LCS. Educação em Saúde. Www.unasus.unifesp.br [Internet]. 2013 Jun 13 [citado 2021 Jan 30]:1-11.

PORTARIA Nº 2.446, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2014: Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). [Internet]. [S. I.] -No. 2446, 2014 [2021 Jan 30].

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Um panorama da edição PET-Saúde/GraduaSUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 50 p.

Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva. 2014 Jun 17;19(3):847-852.

Downloads

Publicado

2021-02-15

Edição

Seção

Artigo Original