PERCEPÇÕES PRESENTES NOS DISCURSOS MASCULINOS ACERCA DA ADESÃO DO HOMEM AOS SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Lais Lopes Amaral UNIMONTES
  • Tamires Rodrigues Soares Lima Matos UNIMONTES
  • Rene Ferreira da Silva Junior Universidade Estadual de Montes Claros
  • Larissa Souza Santos UNIMONTES
  • Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires UNIMONTES
  • Maria Luiza Braga Passos UNIMONTES
  • Nathielly Neres Nunes UNIMONTES
  • Lucas Faustino de Souza UNIMONTES
  • Lorena Rodrigues Barbosa UNIMONTES
  • Renata Cristina Condé UNIMONTES
  • Victor Guilherme Pereira UNIMONTES
  • Maria Clara Lélis Ramos Cardoso UNIMONTES
  • Andra Aparecida da Silva Dionízio UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.36692/v15n3-51

Resumo

Objetivo: Descrever as percepções presentes nos discursos masculinos acerca da adesão do homem aos serviços disponíveis no âmbito da atenção primária à saúde. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como suporte teórico-conceitual a teoria fenomenológica. A amostra foi composta por usuários do sexo masculino, cadastrados na UBS polo de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Foi utilizado um formulário sociodemográfico e um roteiro não estruturado para a entrevista, com a seguinte pergunta aberta: “Qual a sua percepção acerca da adesão do homem aos serviços disponíveis no âmbito da atenção primária à saúde?”. As narrativas foram registradas por meio de gravação digital de voz e depois transcritas de forma manual e literal. Resultados: Foram entrevistados vinte homens, com idade entre 24 a 75 anos. Os termos: desleixo, medo, vergonha e tempo apareceram nos discursos como motivos da baixa adesão do homem aos serviços disponíveis no âmbito da atenção primária à saúde. Conclusão: Tal resistência perpassa historicamente e está fortemente associada as questões de gênero e as questões inerentes aos serviços de saúde, o que emerge a necessidade de um planejamento de ações especificas voltadas para este segmento da população.

Biografia do Autor

  • Lais Lopes Amaral , UNIMONTES

    Mestranda em cuidado primário. 

  • Tamires Rodrigues Soares Lima Matos, UNIMONTES

    Residente em saúde da família. Enfermeira pela Universidade Estadual de Montes Claros.

  • Larissa Souza Santos, UNIMONTES

    Graduação em odontologia, residência em saúde da família e comunidade. 

  • Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires, UNIMONTES

    Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (1979), Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2003) e Doutora em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (2014). Atualmente é aposentada do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais e Professor de Educação Superior Efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Odontologia , Saúde Pública e Gestão Pública. Atua em Estágio em Saúde da Família ,Construção de currículo de curso de graduação em Odontologia, Estudo da Saude Coletiva e Relação Ensino-Serviço.

  • Maria Luiza Braga Passos, UNIMONTES

    Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES. Bolsista do Ministério da Saúde pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET Saúde/ Interprofissionalidade. Membro da Liga Acadêmica de Oncologia e Cuidados Paliativos - VITAL da Universidade Estadual de Montes Claros.

  • Nathielly Neres Nunes, UNIMONTES

    Bacharel em Enfermagem - Faculdades Unidas do Norte de Minas (2018). Pós Graduanda em Saúde da Família. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem.

  • Lucas Faustino de Souza, UNIMONTES

    Enfermeiro Referência Técnica da Atenção Primária à Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Referência Técnica Municipal do Programa Mais Médicos para o Brasil e Médicos pelo Brasil. Mestrando em Cuidado Primário em Saúde -Programa de Pós-graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) - Unimontes (2023-2025). Membro dos Comitê de Qualidade da Secretaria Municipal de Saúde, do Comitê Municipal de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Comitê Municipal de Prevenção do Óbito Materno, Infantil e Fetal, do Comitê Regional de Prevenção do Óbito Materno, Infantil e Fetal e Comitê de Combate às Arboviroses. Membro da Comissão de Avaliação de Documentação do Edital de Chamamento Público para contratação de instituições ambulatoriais para prestação de serviços auxiliares de diagnostico em laboratório clínico. Especialista em Saúde Digital pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Saúde da Família na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros/Hospital Universitário Clemente de Faria (2021). Graduado em Enfermagem pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (2018). Voluntário do Programa de Iniciação Cientifica das Faculdades Unidas do Norte de Minas(2018). Premiado acadêmico destaque do curso de Enfermagem no 2 semestre de 2018. Foi representante da Turma XVIII de Enfermagem e membro do Núcleo Acadêmico Estruturante - NAE. Monitor dos módulos de Anatomia Humana e Imunologia Básica. Atuou como voluntário no programa PET-SAÚDE/GRADUASUS pelo Ministério da Saúde e SMS de Montes Claros exercendo atividades de enfermagem na Atenção Primária à Saúde, e no setor de Clínica Cirúrgica do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira. Atuou também como estagiário na Prefeitura Municipal de Montes Claros e no Escritório de Qualidade do Hospital Irmandade Nossa Senhora das Mercês. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Pública, Gestão em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde, Imunização, Indicadores de Saúde, Vigilância em Saúde, Causas de Morte, Saúde da Mulher, Sistemas de Informações em Saúde e Causas Evitáveis.

  • Lorena Rodrigues Barbosa, UNIMONTES

    Possui graduação em Enfermagem - Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2016), Especialização em Urgência e Emergência pela Universidade Candido Mendes- Ucam (2018) e Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2021). Mestranda em Cuidado Primário em Saúde no Prograna de Pós-Graduação em Cuidados Primários de Saúde - PPGCPS - Unimontes (2022). Atuou como voluntária no programa PET-SAÚDE pelo Ministério da Saúde e SMS de Montes Claros exercendo atividades de enfermagem na APS. Atuou em atividades extracurricular no Hospital Universitário Clemente de Faria no setor de Pronto- Socorro. Atuou ainda como Enfermeira de Estratégia Saúde da Família no município de Lontra. Atuou como professora nos Cursos de técnico em enfermagem e técnico em agente comunitário de saúde. Atuou também como enfermeira na Coordenação do Núcleo de Assistência à Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da cidade de Montes Claros, exercendo atividades gerenciais e administrativas. Atualmente é Enfermeira Preceptora na Residência Multiprofissional em Saúde da Família do Hospital Universitário Clemente de Faria- Unimontes. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Família e Gestão.

  • Renata Cristina Condé, UNIMONTES

    Graduada em Enfermagem desde 2002, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sendo bacharelada e licenciada na área. Especialista em Terapia Intensiva pela UFJF desde 2004, tendo também Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde - Enfermagem, pela Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (2004). Especilaização em MBA em Gestão em Saúde, Acreditação e Auditoria (2011). Atuação profissional em várias áreas. Coordenadora e enfermeira do Programa Saúde da Família de 2002 a 2003 em Santa Rita de Ibitipoca. Em 2004, assumiu cargo público no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, (CHPB), pertencente a rede FHEMIG. Coordenação da UTI no Hospital Regional de Barbacena, (HRB), de 2005 a 2009. Desde 2011 é professora da rede federal de educação, passando pelo IF SUL de Minas, Campus Muzambinho e Campus Passos. Atualmente é professora no IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Atua nos cursos técnicos em enfermagem, em segurança do trabalho e nutrição e dietética. De 2016 a 2017, ficou no cargo de vice coordenação do Curso Técnico em Enfermagem e de 2017 a 2021, ocupou a coordenação do referido curso. Mestranda desde 2021, pelo ProfEPT, no IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. Orientadora Beatriz Gonçalves Brasileiro

  • Victor Guilherme Pereira, UNIMONTES

    Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (2023). Enfermeiro do departamento de treinamentos da empresa Ágape Cuidadores, Montes Claros (MG). Fundação e presidência da Liga Acadêmica de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (LEAPS) da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI) e do Centro Universitário FUNORTE (2022-2023). Estágio extracurricular no Centro Mais Vida de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira (CRASI) do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) (2022-2023). Estágio extracurricular voluntário na sala de vacinas do Campus Amazonas do Centro Universitário FUNORTE (2022-2023). Estágio extracurricular voluntário na Unidade Básica de Saúde Independência I de Montes Claros, Minas Gerais (2022). Estágio extracurricular na clínica cardiológica, na clínica médica e no Pronto-Socorro da Fundação Hospitalar de Montes Claros Aroldo Tourinho (2020-2022). Estágio extracurricular voluntário no centro cirúrgico do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira (2020). Estágio extracurricular na Clínica Imunizar Vacinas Humanas em Montes Claros, Minas Gerais (2020). Monitoria acadêmica na Faculdade de Saúde e Humanidade Ibituruna (FASI) e no Centro Universitário FUNORTE das disciplinas de Anatomia Humana (2019), Fisiologia Humana (2019), Bioquímica (2020), Anatomofisiologia I (2021), Anatomofisiologia II (2021), Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE (2021), Farmacologia (2022), Epidemiologia e Bioestatística (2022), Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (2022-2023) e Semiologia/Semiotécnica (2023).

  • Maria Clara Lélis Ramos Cardoso, UNIMONTES

    Doutoranda e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2017). Possui graduação em ENFERMAGEM - Faculdades Integradas Pitágoras (2008), Especialização em Saúde da Família pelas FIP-MOC (2009) e Residência de Enfermagem em Saúde da Mulher pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2015). Atuou como Coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica do município de Montes Claros-MG, Coordenadora Geral do Pet/Saúde GraduaSus-Unimontes, Coordenadora do Inquérito Nacional de Violências e Acidentes VIVA Inquérito -2017 no município de Montes Claros-MG, atuou ainda como Enfermeira de Estratégia Saúde da Família, e atua como docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES e da Faculdades de Saúde Ibituruna-FASI e como preceptora de Enfermagem na Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Unimontes. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Docência, Saúde da Família, Saúde da Mulher e Vigilância em Saúde.

  • Andra Aparecida da Silva Dionízio, UNIMONTES

    Possui graduação em Enfermagem pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É especialista em Saúde da Família pela UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros(2002) e Mestre em Ciência da Saúde pela UNIFESP - Universidade federal de São Paulo (2011). Atuou como enfermeira da Estratégia de Saúde da Família do município de Montes Claros - MG de 2001 a 2009.Foi professora da FUNORTE - Faculdades Unidas do Norte de Minas de 2004 a 2014. É professora de Educação Superior da UNIMONTES desde 2002. É tutora e preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Montes Claros e da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Taiobeiras - MG. É coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais e em Áreas Profissionais da Saúde (COREMU/HUCF/UNIMONTES). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde pública/Saúde da Família, atuando principalmente nos seguintes temas: programa saúde da família, e saúde do adolescente.

Downloads

Publicado

2024-01-16

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

PERCEPÇÕES PRESENTES NOS DISCURSOS MASCULINOS ACERCA DA ADESÃO DO HOMEM AOS SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. (2024). Revista CPAQV - Centro De Pesquisas Avançadas Em Qualidade De Vida , 15(3), 8. https://doi.org/10.36692/v15n3-51