REVISÃO INTEGRATIVA DA INTERAÇÃO FARMACOLÓGICA ENTRE O METRONIDAZOL E O ÁLCOOL: REAÇÃO DO TIPO DISSULFIRAM?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36692/V16N1-145R

Resumo

O alcoolismo é um problema de saúde relevante que atinge grande parte da população humana, cuja etiologia envolve múltiplos fatores, dentre eles cita-se os culturais e comportamentais. Nessa perspectiva, o álcool enquanto substância pode produzir dependência química e contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas, afetando a saúde e a qualidade de vida. O metronidazol é um antibiótico para infecções anaeróbias ou parasitárias, cujo efeitos colaterais indaga-se a intolerância ao álcool. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi descrever a interação do metronidazol com o álcool e elucidar a possível reação do tipo dissulfiram. A partir disso, foi realizada uma revisão integrativa na literatura, mediante seleção de artigos encontrados na base de dados da National Library of Medicine and National Institutes of Health (PubMed). De acordo com os resultados, a reação adversa do uso concomitante de metronidazol e álcool é inconclusiva, haja vista a limitação dos dados existentes, visto que há pontuações favoráveis ao aparecimento de sintomas negativos associados ao uso concomitante de metronidazol e álcool, mas também existem estudos que revelam à incerteza dessa relação. Portanto, se for o melhor tratamento proposto, não é recomendado o descarte do metronidazol para pacientes etilistas, mas não se pode subestimar a inexistência de qualquer interação entre o fármaco e o etanol.

Biografia do Autor

  • Bernardo Santos Ferreira , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Acadêmico do sétimo período de Medicina da PUC-Contagem; Recebeu o título de Destaque Acadêmico entre os estudantes de medicina pelo primeiro semestre de 2021. Atual presidente do Diretório Acadêmico de Medicina Zilda Arns (DAMZA) 2023-2024.

  • Lívia Ribeiro Pereira , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Acadêmica do sétimo período de Medicina da PUC-Contagem; Ex-presidente do Diretório Acadêmico Zilda Arns 2022-2023.

  • Lorrany Caroline Silva Dayrell , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Acadêmica do sétimo período de Medicina da PUC-Contagem; Coordenadora de Corpo Discente  e Permanência Estudantil do do Diretório Acadêmico de Medicina Zilda Arns (DAMZA) 2023-2024.

  • Karina Abreu Kfuri Araújo , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Acadêmica do sétimo período de Medicina da PUC-Contagem; Tesoureira do Diretório Acadêmico de Medicina Zilda Arns 2023-2024

  • Roberta Freitas de Vargas Lemos , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Acadêmica do sétimo período de Medicina da PUC-Contagem; Ex-diretora de Eventos do Diretório Acadêmico de Medicina Zilda Arns 2022-2023.

  • Lucas Ferreira Alves , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutor em Fisiologia e Farmacologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas/Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da Ciências Médicas de Minas Gerais e do Centro Universitário UNA.  

Downloads

Publicado

2024-07-04

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

REVISÃO INTEGRATIVA DA INTERAÇÃO FARMACOLÓGICA ENTRE O METRONIDAZOL E O ÁLCOOL: REAÇÃO DO TIPO DISSULFIRAM?. (2024). Revista CPAQV - Centro De Pesquisas Avançadas Em Qualidade De Vida , 16(1). https://doi.org/10.36692/V16N1-145R