EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO TRATAMENTO DA OBESIDADE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Jamile Gonçalves Monteiro
  • Cinthia Soares Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.36692/V15N3-41R

Palavras-chave:

Obesidade. Infância. Criança. Adolescente. Família. Alimentação Saudável.

Resumo

A obesidade é uma doença caracterizada pelo aumento de gordura corporal. Segundo os dados epidemiológicos, houve um aumento significante na predominância do excesso de peso e da obesidade em crianças, de forma geral em todo o mundo. Os períodos que compreende na formação dos hábitos alimentares é na infância e na adolescência. O contexto social onde a criança ou o adolescente está inserida influência diretamente nas escolhas e preferências alimentares durante o decorrer da vida. O objetivo desse trabalho é descrever estratégias de EAN no tratamento da obesidade em crianças e adolescentes. A metodologia utilizada teve como base a revisão de literatura na qual foi selecionada artigos científicos relacionado com o referido tema/problema nos últimos 10 anos, cujo se encontra pesquisados na base de dados do Google Acadêmico, PubMed e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Após o processo de pesquisa, foi selecionado dez artigos que abordaram o tema. A maioria dos estudos (80%) tiveram um resultado significativo, em um dos estudos, após a intervenção nutricional, houve uma redução significativa do peso, sendo média de 43,1kg para 42,3kg em ambos os sexos. Logo, as estratégias de EAN demostrou ser eficaz no tratamento da obesidade, trazendo perda de peso e o entendimento sobre uma alimentação saudável e equilibrada, não só em crianças pré-escolares e escolares, mas também em adolescentes.

DOI:  10.36692/V15N3-41R

Referências

Alencar M.; Beutinger J. R. M.; Franco J. S. As consequências da má alimentação na obesidade infantil. Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica, 2019.

Andrade B. M.; Segundo E. D. Estratégias de educação em saúde no combate a obesidade infantil. Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, 2022, p. e00067-e00067.

Araújo R. B. M. et al. A importância do combate e prevenção da obesidade infantil: uma revisão de literatura The importance of combat and prevention of childhood obesity. Brazilian Journal of Development, 2021, v. 7, n. 7, p. 73292-73302.

Backes, Vanessa et al. Intervenções de educação alimentar e nutricional em pré escolares de uma EMEI no município de Maratá, RS. Saúde e Desenvolvimento Humano, 2021, v. 9, n. 2.

Capistrano G. B. et al. Obesidade infantil e suas consequências: uma revisão da literatura. Conjecturas, 2022, v. 22, n. 2, p. 47-58.

Cerqueira R. A. Estratégias nutricionais para a prevenção e tratamento da obesidade na infância e adolescência. 2020.

Cintra P. A influência da mídia na obesidade infantil na segunda infância The influence of the media on child obesity in the second childhood. Brazilian Journal of Health Review, 2021 v. 4, n. 3, p. 11205-11219.

De Assis, Maíra Macário et al. Avaliação do conhecimento nutricional e comportamento alimentar após educação alimentar e nutricional em adolescentes de Juiz de Fora–MG. HU Revista, 2014 v. 40, n. 3 e 4.

De Castro Barbosa, Maria Irene et al. Educação Alimentar e Nutricional: influência no comportamento alimentar e no estado nutricional de estudantes. O mundo da Saúde, 2016 v. 40, n. 4, p. 399-409.

Dos Santos Silva, Diego Felipe et al. Educação alimentar e nutricional na infância: Aplicação de estratégias em incentivo a alimentação saudável. Revista Conexão UEPG,2021 v. 17, n. 1, p. 1-12.

Fagundes, Andhressa Araújo; LIMA, Marcelle França; SANTOS, Christiano Lima. Jogo eletrônico como abordagem não-intrusiva e lúdica na disseminação de conhecimento em educação alimentar e nutricional infantil. International Journal of Knowledge Engineering And Management, 2016, v. 5, n. 13, p. 22-41.

Franchini, Luciana Aires; SCHMIDT, Leucinéia; DEON, Rúbia Garcia. Intervenção nutricional na obesidade infantil. conselho editorial, 2018, p. 150.

Honicky, Michele; KUHL, Adriana Masiero; De Freitas Melhem, Angélica Rocha. Intervenção nutricional em crianças e adolescentes com excesso de peso. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, 2017, v. 11, n. 66, p. 486-495.

Kops, Natália Luiza; ZYS, Júlia; RAMOS, Maurem. Educação alimentar e nutricional da teoria à prática: um relato de experiência. Ciência & Saúde, 2013, v. 6, n. 2, p. 135-140.

Taborda, Daniella; MAZUR, Caryna Eurich; SCHMITT, Vania. OBESIDADE INFANTIL: TERAPIA NUTRICIONAL EM UM GRUPO DE USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE–UM ESTUDO LONGITUDINAL. Visão Acadêmica, 2020, v. 21, n. 3.

Souza, João Henrique Serrilho de Abreu; Paulino, Sônia Maria Marques Gomes; BERTOLINI, Braulio Henrique Magnani Branco. EFEITOS DA ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL SOB O NÍVEL DE PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM EXCESSO DE PESO OU OBESIDADE, 2019.

Observação: os/(as) autores/(as) declaram não existir conflitos de interesses de qualquer natureza.

Downloads

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO TRATAMENTO DA OBESIDADE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. (2023). Revista CPAQV - Centro De Pesquisas Avançadas Em Qualidade De Vida , 15(3). https://doi.org/10.36692/V15N3-41R

Artigos Semelhantes

1-10 de 294

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.